SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL PARA O RITO BRASILEIRO

GRAU 33 AO CLIMA DE CAMPINAS - SP

Na manhã do dia 17 de novembro de 2017, desembarcaram ao Clima de Campinas (SP) o Sob.'. Ir.'. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33°, Grande Primaz do Rito Brasileiro, acompanhado do Ser.'. Ir.'. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33°, Grande Regente do Rito Brasileiro e do Ser.'. Ir.'. JOSÉ DA ROCHA LEMOS 33º, Gr.'. Chanceler do Supremo Conclave do Brasil, quando foram recepcionados pelo Em.'. Ir.'. NELSON CESAR DA COSTA TAVARES 33º, Delegado Liturgico do Rito Brasileiro para as 3ª e 4ª Delegacias Liturgicas do Rito Brasileiro para o Estado de São Paulo e os conduziu para o Templo onde se reune a Loja Maçônica INCONFIDÊNCIA 3º MILÊNIO Nº 1780, para realizarem as SESSÕES MAGNAS DE REGULARIZAÇÃO E DE INVESTIDURA DO GRAU 33 - SERVIDOR DA ORDEM DA PÁTRIA E DA HUMANIDADE, sumo Grau da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro.

Após os procedimentos ritualisticos iniciais, o Gr.'. M.'. CCer.'. deu ingresso ao Sob.'. Ir.'. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.'. Primaz, acompanhado do Ser.'. Ir.'. CESAR DOURADO 33º, Gr.'. Regente e do Em.'. Ir.' NELSON CESAR TAVARES DA COSTA 33º, Delegado Liturgico da 3ª e 4ª Delegacia Liturgica do Estado de São Paulo.

m_DSC02171
OS SSer.'. IIr.'. José Teruo Mizuno 33º e Antonio Benedito Francischinelli 33º

Presentes ainda o Ser.'. Ir.'. JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, Gr.'. Sec.'. Relações Interiores do Supremo Conclave do Brasil;  do Ser.'. Ir.'. ANTONIO BENEDITO FRANCISCHINELLI 33º, Gr.'. Porta Estandarte do Supremo Conclave do Brasil; e do Em.'. Ir.'. RENATO FREITAS 33º, Egrégio Mestre do Colendo Alto Colégio LAURO SODRÉ Nº 206, ao Clima de Campinas.

Exerceram os cargos da CÂMARA DE GRAU 33 durante os trabalhos desta noite, os seguintes Irmãos Grau 33 do Rito Brasileiro:

m_DSC02147

Gr.'. Regente - Em.'. Ir.'. NELSON CESAR TAVARES DA COSTA 33°

m_DSC02165

Gr.'. Orad.'. - Em.'. Ir.'. JOSÉ CARLOS GOMES DE OLIVEIRA 33º

m_DSC02143

Gr.'. Secr.'. - OSMAR LUIZ ARMIATO 33°

m_DSC02151

 

Gr.'. Tes.'. - Em.'. Ir.'. MARIO ROBERTO DE SOUZA RIBEIRO 33°(na Sessão de Regularização) e, depois, Em.'. Ir.'. CIRO DELLA NINA DA SILVA (na Sessão de Investidura)

m_DSC02145

Gr.'. Chanc.'. - Sap.'. Ir.'. SEGISFRIDO CAMARGO PINTO 33° (Membro Benemérito do Rito Brasileiro)

m_DSC02146

Gr.'. Hosp.'. - Em.'. Ir.'. CYRO DE ASSIS DIAS JUNIOR 33°

m_DSC02150

Gr.'. M.'. de CCer.'. -  Sap.'. Ir.'. JOÃO HENRIQUE MARQUES DE TOLEDO 33° (Membro Benemérito)

m_DSC02141

Gr.'. P.'. Bandeira - JOSÉ AUGUSTO MOREIRA LEME 33º

m_DSC02142

Gr.'. P.'. Estandarte - ANTONIO BENEDITO FRANCISCHINELLI 33º

m_DSC02148

Gr.'. Exp.'. - JOSÉ FRANCISCO FERRAZ LUZ 33º

m_DSC02149

Gr.'. Gd.'. do Santuário - Em.'. Ir.'. ANTÔNIO LUIZ SARAN 33º

m_DSC02155

Os Eminentes Irmãos Marco Antônio Manica e Renato Freitas 33º

Destacamos ainda as presenças dos Eminentes IIr.'.: MARCO ANTONIO MANICA 33º e GERCINDO ZARPELON 33º.

m_DSC02152

O Sob.'. Ir.'. Gr.'. Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º convidou para ornar o seu Altar o Ser.'. Ir.'. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Gr.'. Regente do Rito, que tomou assento à sua direita, e o Ser.'. Ir.'. JOSÉ DA ROCHA LEMOS 33º, Gr.'. , que tomou assento à sua esquerda. (Foto acima)

Primeiramente foi realizada a SESSÃO MAGNA DE REGULARIZAÇÃO NOS ALTOS GRAUS DO RITO BRASILEIRO DO GRAU 33 DOS IRMÃOS GRANDES INSPETORES GERAIS DO REAA: CRISTIANO LOPES 33º, EDGARD WINSTON CASTELLO SENTEVILLES 33º e JOSÉ GERALDO DA SILVA.

m_DSC02153

À partir da esquerda, os GGr.'. IInsp.'. Gerais do REAA Cristiano Lopes 33º, José Geraldo da Silva 33º e Edgard Winston Castello Sentevilles 33º

Após a abertura dos trabalhos da CÂMARA DE GRAU 33 foi concedido o ingresso dos Irmãos Grau 33, anteriormente nominados, para terem o seu Grau, obtido no REAA, receconhecido e recepcionado no Rito Brasileiro, quando foram recepcionados pelo Primaz; assim, pisaram em S.'. Sagr.'., viram o F.'. Q.'. N.'. S.'. A.'. , foram submetidos à ritualistica da Regularização de Grau 33 oriundo de Rito coirmão, e, finalmente prestaram o Solene Juramento, sendo, em seguida, Ungidos e Ccob.'. pelo M.'. N.'. do Primaz, quando simbolicamente receberam "todos ensinamentos e virtudes do Grau 33".

m_DSC02156

 

m_DSC02158

Nas fotos acima, na primeira, os novos Servidores da Ordem da Patria da Humanidade, que tiveram o Grau 33º investido no REAA reconhecidos no Rito Brasileiro. À partir da esquerda os Eminentes IIr.'. Edgard Winston Castello Sentevilles 33º, José Geraldo da Silva 33º e Cristiano Lopes 33º; na foto de baixo os Eminentes Irmãos posando juntamente com o Sob.'. Ir.'. Grande Primaz Nei Inocencio dos Santos 33º

Ato contínuo foram revestidos com o paramento do Grau e receberam suas respectivas credenciais (Ato de Regularizaçção, Patente, Comenda e Colar de corrente com elos dourados com o Medalhão do Rito Brasileiro pendente, a Comenda do Grau e um jogo de Rituais do Grau 4 ao 33 do Rito Brasileiro).

m_DSC02166

Os EEm.'. IIr.'. Marco Antonio Manica 33º, Gercindo Zarpelon 33º e Edgard Winston Castello Sentevilles 33º

m_DSC02168

Os Eminentes Irmãos Renato Freitas 33º, Crsitiano Lopes 33º e José Geraldo Silva 33º

Após os cumprimentos, os novos SERVIDORES DA ORDEM, DA PÁTRIA E DA HUMANIDADE, tomaram assento em seus lugares.

m_DSC02161

m_DSC02162

As fotos acima registrando os Irmãos Grau 33 que prestigiaram o magna sessão de Regularização; sentados os Eminentes Irmãos Regularizados

Encerrada a SESSÃO MAGNA DE REGULARIZAÇÃO, após breve intervalo, o Sob.'. Ir.'. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.'. Primaz do Rito Brasileiro, procedeu a abetura da SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA DO GRAU 33 dos Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo, Grau 32 da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro: CARLOS MAGNO CAPRANICO CORREA; CLAUDIO BELLACOSA, GABRIEL KFOURI FILHO e WILSON PELLE RODRIGUES.

m_DSC02169

Os Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo Claudio Bellacosa, Carlos Magno Capranico Correa, Wilson Pelle Rodrigues e Gabriel Kfouri Filho

Os Preclaros Irmãos desejosos de alçarem o sumo Grau 33 do Rito Brasileiro, após terem sido devidamente preparados pelo Gr.'. M.'. CCer.'., foram conduzidos ao interior da Câmara de Grau 33, quando foram recebidos pelo Grande Conselho do Grau 33, formado pelo Sob.'. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º (Primaz), pelo Em.'. Ir.'. NELSON CESAR TAVARES DA COSTA 33º (Regente) e pelo Em.'. Ir.'. JOSÉ CARLOS GOMES DE OLIVEIRA 33º (Orador), quando tiveram oportunidade de conhecerem as narrativas do Grau, pisaram em S.'. Sagr.'. e viram o F.'. Q.'. N.'. S.' A.'., culminando com o Solene Juramento prestado.

Prosseguindo foram Ungidos, e CCob.'. pelo M.'. N.'. do Primaz, quando simbolicamente receberam "todos ensinamentos e virtudes do Grau" e, depois, tiveram a primeira instrução do Grau.

O Sob.'. Gr.'. Primaz solicitou aos novos Eminentes Irmãos Grau 33 que fossem à S.'. PP.'. PP.'. acompanhados do Gr.'. M.'. CCer.'. e retornassem ao Templo junto com suas esposas.

m_DSC02174

Inicialmente adentraram à  Câmara de Grau 33 as cunhadas: JOCÉA DA GUIA RODRIGUES RIBEIRO e MIRIAM FERRAZ LUZ, esposas dos Eminentes Irmãos e MARIO ROBERTO DE SOUZA RIBEIRO 33º e JOSÉ FRANCISCO FERRAZ LUZ 33º. (Foto acima)

Em seguida o Sob.'. Ir.'. Grande Primaz concedeu o Ingresso aos novos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, acompanhados das suas esposas, nossas cunhadas, para revesti-los  com os paramentos do Grau 33, e fazer a entrega das respectivas credenciais  (Patente, Ritual, Comenda e Colar com a Joia do Grau 33. Dessa forma adentraram ao Templo os casais:

m_DSC02172

Primeiramente a cunhada MARIÂNGELA BAPTISTA e seu esposo, o Em.'. Ir.'. CLAUDIO BELLACOSA 33°... (Foto acima)

m_DSC02173

... e a cunhada MARIETE DE LOURDES PINTO e seu esposo, o Ir.'. CARLOS MAGNO CAPRANICO CORREA 33°, que foram suas madrinhas na investidura. (Foto acima)

m_DSC02175 (2)

À partir da esquerda o Em.'. Ir.'. Renato Freitas padrinho do Em.'. Ir.'. Gabriel Kfouri Filho 33º e o Ser.'. Ir.'. Antonio Benedito Francischinelli 33º, padrinho do Em.'. Ir.'. Wilson Pelle Rodrigues 33º

Completando, o Ser.'. Ir.'. ANTONIO BENEDITO FRANCISCHINELLI 33º, na investidura, foi padrinho do Em.'. Ir.'. WILSON PELLE RODRIGUES 33º, bem como o Em.'. Ir.'. RENATO FREITAS 33º foi padrinho do Em.'. Ir.'. GABRIEL KFOURI FILHO 33º.

Antes, o Primaz fez uma breve preleção sobre o  motivo das cunhadas participarem do momento da Investidura, uma homenagem àquela que nos consentiu ser Maçom e que na Iniciação esteve presente e, agora, ao alçar o sumo Grau 33, o último da hierarquia dos Graus do Rito Brasileiro, tb, teve a oportunidade de fazê-lo.

m_DSC02176

m_DSC02180

m_DSC02177

m_DSC02178

Nas fotos acima os novos Eminentes Irmãos Grau 33, já revestidos com seus paramentos e com suas credencias entrgues, pelas madrinhas e padrinhos

m_DSC02183
As madrinhas e padrinhos (sentados) com seus afilhados (de pé)
m_DSC02186
O Ser.'. Ir.'. Gr.'. Regente posando com os casais presentes ao magno evento

Depois, o Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33°  convidou os padrinhos  e madrinhas presentes para que revestissem com os paramentos do Grau seus afilhados e também que lhes entregassem as credenciais, o que ocorreu num ambiente de muita emoção e confraternização.

Finda a participação das cunhadas elas se retiraram sob aplausos dos Irmãos para o Salão de Banquetes da Loja e aguardaram o encerramento da magna sessão.

Retornando à ritualística, o Sob.'. Ir.'. quando da Palavra agradeceu aos presentes, parabenizou aos Eminentes Irmãos Regularizados e Investidos, dessa forma, encerrando a magna sessão na forma da sua  ritualística.

Encerrado o evento todos se deslocaram para o Salão de Banquetes da Loja onde ocorreu um saboroso e fraterno ágape, que ao seu término, os Irmãos NEI DOS SANTOS 33º, CESAR DOURADO 33º e JOSÉ LEMOS 33º, retornaram ao Clima do Rio de Janeiro.

 

Área Administrador

Área destinada somente ao administrador do sitema

Visualizações de Conteúdo : 808736